Pois é Aragarças, o seu Momo está cada vez mais magro!


 
Ilustração: Michael Hourigan

Enquanto lá pelas bandas estruturadas do Porto Baé aflora “encanto e magia”, os foliões aragarcenses engolem a seco o dissabor de não contarem com o “carnis levale” em seu quintal esse ano. 

A notícia batucou no limiar de fevereiro quando o secretário de turismo de Aragarças anunciou que a festa de carnaval da cidade não seria realizada este ano. 

Foi transcrito pela mídia local que a decisão foi tomada em conjunto com os gestores dos três municípios da região, levando em consideração prioridades mais urgentes para os aragarcenses. Entre os fatores considerados está o período chuvoso e o surto de doenças respiratórias que sobrecarregou o Hospital Getúlio Vargas. 

Será mesmo?! Não sei. O que eu sei é que muita gente rodou a baiana desde então.

Além do infortúnio envolvendo a saúde, foi dito também que as estruturas desta que se propaga aos quatro ventos como uma majestosa dama do Araguaia, cheia de encantos mil, sobretudo, uma cidade turística — leia-se: Aragarças — e que arrecadou desde o primeiro ano da gestão os tributos dos seus contribuintes vai mal das pernas e por isso não conseguirá pular o carnaval em 2025. Seria uma vergonha fazer um evento de baixa qualidade, que poderia ser criticado pela população. 

Mas espera aí, que raios de cidade é essa que se diz turística e não consegue sequer ostentar uma estrutura ou calendário dignos para isso? Isso me cheira à maracutaia ou abandono das tradições local.

Mas nem tudo está perdido, a partir de hoje (28) até o dia 04 de março os foliões de Aragarças poderão se sassaricarem em Barra do Garças, onde os dias festivos vão destacar não só a alegria do carnaval, mas também parte da história local, marcada, neste ano, pelo centenário do desaparecimento do explorador britânico Coronel Percy Fawcett que se escafedeu ao encarar a Serra do Roncador sob um mato grosso que o engoliu. 

Lá o carnaval contará com diversas apresentações musicais, além da participação dos tradicionais blocos de rua. Enfim, contribuirá para o aumento do turismo, da cultura e da economia barra-garcense.

Pois é Aragarças, o seu Momo está cada vez mais magro!

Comentários