Boa notícia: não há gripe aviária em humanos em Campinápolis

De acordo com a SES-MT, os dois moradores de Campinápolis passaram por exames e análises laboratoriais realizados em São Paulo, sobretudo, atestaram resultado negativo para a gripe aviária.

Galinhas em um terreiro

Uma boa notícia afagou a população mato-grossense e porque não dizer do Brasil. Pois, recentemente a secretaria de saúde do estado descartou os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos aqui na nossa região, isto é, no município de Campinápolis. 


É importante ressaltar que os casos suspeitos naquele município (
Campinápolis) ou seja, as duas pessoas que supostamente haviam tido contato com aves infectadas em uma propriedade rural da cidade estavam sob monitoramento e de acordo com a Secretaria, as pessoas passaram por exames e análises laboratoriais realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que atestaram resultado negativo para a contaminação. Apesar do resultado, os pacientes permanecerão sob observação até o dia 17 de junho.

A Suspeita


A suspeita veio quando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou no dia 07 de junho a existência de um foco de gripe aviária em uma criação de aves domésticas na cidade de Campinápolis, onde rapidamente o governo mato-grossense começou a adotar medidas de erradicação e ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco.


Levando em consideração que as exportações de frango do Brasil caíram após caso de gripe aviária em granja comercial, uma das medidas adotadas foram as instalações de barreiras sanitárias com controle rigoroso e desinfecção completa de veículos que passam por esses pontos. Pontos esses que segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária não há granjas comerciais. Algo que foi amplamente satisfatório ao país, ou seja, se de fato houvesse o foco de gripe aviária na área não alteraria o consumo ou a exportação de produtos brasileiros, nem o período do dito vazio sanitário.

Gripe Aviária no Brasil


Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a gripe aviária é uma doença infecciosa que afeta aves e pode infectar humanos. Ela chegou ao Brasil recentemente, com os primeiros casos detectados em maio de 2023 em aves silvestres no Rio Grande do Sul. Os sintomas incluem febre alta, tosse, dificuldade para respirar, diarreia, vômito e dor abdominal.

Destaca ainda que em casos graves, pode causar pneumonia e insuficiência respiratória, podendo ser fatal. É importante evitar contato com aves doentes ou mortas e seguir as orientações das autoridades de saúde e meio ambiente.

Precauções


Para evitar o contágio pela gripe aviária, é importante adotar medidas de prevenção e controle. O Ministério da Saúde recomenda que:
  • Evite contato com aves doentes ou mortas: Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres, nem tente socorrê-las. Além disso, não deixe cães, gatos e outros animais domésticos se aproximarem;
  • Use equipamentos de proteção: Qualquer trabalhador que manipule aves selvagens ou domésticas deve ter conhecimento adequado de biossegurança e medidas de proteção, incluindo roupas de proteção específicas, luvas e máscaras;
  • Mantenha boas práticas de higiene: Evite compartilhar objetos de uso pessoal e mantenha uma boa higiene pessoal;

Comentários